Uma pesquisa pioneira em Minas Gerais, apurou a relação entre sono e qualidade de vida entre os jovens universitários do Unicentro Newton Paiva.


Uma pesquisa pioneira em Minas Gerais, resultado de uma parceria entre a Clínica do Sono e a Unicentro Newton Paiva, iniciada no final de 1999, apurou a relação entre sono e qualidade de vida entre os jovens da instituição. Com mais de três décadas de atuação, a Unicentro Newton Paiva é um dos maiores e mais modernos centros universitários do País.

O levantamento foi feito em 2001. A Unicentro Newton Paiva se interessou pelo tema, compreendendo que os transtornos do sono podem afetar o desempenho dos alunos nas salas de aula. O trabalho, abrangente e realizado na unidade da avenida Silva Lobo, contou com a participação de quase 2.500 estudantes de diversos cursos, como informática, farmácia e nutrição, fisioterapia, geografia e meio ambiente, matemática e psicologia. Os resultados surpreenderam, considerando a faixa etária, geralmente entre 17 e 30 anos.

Entre os pesquisados, considerando estudantes de diferentes turnos, 49% afirmam que não dormem o suficiente à noite e, 54%, que acordam cansados. O problema do ronco alcança 35,8% dos homens e 17,1% das mulheres. Aproximadamente 51% das estudantes e 42% dos rapazes se julgam ansiosos. "Pelas informações da pesquisa, os alunos do turno da noite e que trabalham durante o dia, principalmente, do curso de psicologia, apresentam mais transtornos do sono", observa Lys Maria Amaral Vilas Boas, professora do curso de psicologia e coordenadora do convênio pela universidade. 

Como a ponta de um iceberg, o trabalho mostra que uma parcela significativa dos universitários apresenta problemas de sono e estão fortemente associados à queda na qualidade de vida. "A universidade é o único instrumento capaz de transformar, de maneira efetiva e duradoura, os indivíduos e, conseqüentemente, a sociedade", diz o reitor do Unicentro Newton Paiva Ferreira Filho. A pesquisa reforça a sua crença em uma universidade melhor e mais solidária. As iniciativas visam não apenas à melhoria da qualidade de vida dos alunos, mas também a de seus professores e funcionários. Na universidade, foram promovidas palestras sobre como dormir melhor e como aproveitar melhor o tempo.