Com o slogan “Durma bem, Celebre a Vida”, o Brasil e diversos países comemoraram, no próximo dia 17 de março, sexta-feira, o Dia Mundial do Sono.

A data foi criada nos Estados Unidos e depois replicada em diferentes países, como forma de chamar a atenção das pessoas para a importância do sono em termos de saúde e qualidade de vida.

No Brasil, a data é lembrada desde 2008, inicialmente pela Fundação Nacional do Sono (FUNDASONO), entidade com sede em Minas Gerais.

O sono adequado evita acidentes no trânsito e no trabalho e favorece o aprendizado, o crescimento sadio e a melhoria do humor e dos relacionamentos. Existem aproximadamente 100 distúrbios catalogados pela Medicina do Sono, entre eles a sonolência e a insônia.

Para o médico Dirceu Valladares, diretor da FUNDASONO, a crise econômica nacional agrava os problemas no setor. Afinal, as dificuldades são mesmo de perder o sono. Mas ele afirma que a Medicina do Sono pode contribuir para devolver aos brasileiros o sono reparador e a energia necessária para superar os problemas e celebrar a vida, como todos merecem.

O Dia Mundial do Sono é um evento anual, destinado a ser uma celebração do sono e um apelo à ação sobre questões importantes relacionadas com o sono, incluindo medicina, educação, aspectos sociais e condução.

 É organizado pelo comitê do Dia Mundial do Sono da Sociedade Mundial do Sono(World Sleep Society) e visa diminuir o fardo de problemas do sono na sociedade com uma prevenção melhor e uma gerência de transtornos do sono. O Dia Mundial do Sono teve um total de 394 delegados em 72 países ao redor do globo.

Declaração do Dia Mundial do Sono:

Visto que a sonolência e a insônia constituem uma epidemia global que ameaça a saúde e a qualidade de vida,

Considerando que muito pode ser feito para prevenir e tratar sonolência e insônia,

Considerando que a conscientização profissional e pública são os primeiros passos para a ação,

Declaramos que os distúrbios do sono são condições médicas evitáveis e tratáveis em todos os países do mundo.

Pesquisas mostram que gastamos até um terço de nossas vidas dormindo. O sono é uma necessidade humana básica, assim como comer e beber, e é crucial para a nossa saúde geral e bem-estar. O sono, como exercício e nutrição, é essencial para a regulação metabólica em crianças. Há evidências de uma ligação entre a duração do sono e a obesidade infantil. As descobertas são mais aparentes nas meninas. A duração do sono é o efeito da variabilidade do dia-a-dia do tempo de sono-vigília na regulação do peso.

Respirar regularmente durante o sono é fundamental para manter o bem-estar e a saúde. A interrupção persistente da função respiratória durante o sono é chamada de apneia do sono. Trata-se de um transtorno comum e comum que afeta 4% dos homens e 2% das mulheres. A apneia do sono provoca sonolência diurna e fadiga, podendo levar a condições como hipertensão, cardiopatia isquêmica, AVC e diabetes.

Falta de sono ou sono de má qualidade é conhecido por ter um impacto negativo significativo sobre a nossa saúde a longo e curto prazo. No dia seguinte, os efeitos do sono de má qualidade incluem um impacto negativo na nossa capacidade de atenção, memória recordação e aprendizagem. Efeitos de longo prazo estão sendo estudados, mas o sono de má qualidade ou privação de sono tem sido associada a problemas de saúde significativos, Sistemas imunológicos enfraquecidos e até mesmo alguns tipos de câncer.

A falta de sono está relacionada a muitas condições psicológicas como depressão, ansiedade e psicose.

A qualidade do sono é crucial para garantir uma boa saúde e qualidade de vida!