DORMIR BEM FORTALECE ORGANISMO CONTRA PANDEMIA

 

É importante que todos saibam que dormir bem fortalece o organismo para vencer qualquer eventual contaminação por vírus. Isso sem contar que o bom sono dificulta a entrada do próprio agente infeccioso e garante à pessoa mais disposição, durante o dia, para os relacionamentos familiares, os estudos e as atividades profissionais.

Quem garante isto é o médico, especialista em Medicina do Sono, Dirceu de Campos Valladares Neto, diretor da Fundação Nacional do Sono (FUNDASONO), uma das entidades pioneiras da especialidade no Brasil, criada há mais de 20 anos.

Um bom sono, realmente, faz a diferença. “As pessoas que dormem menos de quatro horas por dia têm três vezes mais chance de ser infectada por um vírus do que as pessoas que dormem mais de sete horas”, alerta o médico. 

Ele explica a situação: “Existe uma relação estreita entre dormir bem e o sistema imunológico mais forte”. 

A comprovação disso ocorre, por exemplo, em pessoas vacinadas contra a gripe. “As pessoas que têm boa noite de sono e vacinadas duplicam a força do sistema imunitário, proporcionando muito mais proteção ao organismo”.

O médico Dirceu Valladares acrescenta que o fenômeno, porém, não se observa naqueles que dormem até muito, mas sem qualidade. É o caso dos que padecem de apnéia (respiração interrompida), ronco e outros problemas na área. 

Ele chama a atenção também para o caso das pessoas idosas, mais propensas a se abalar com uma infecção virótica. “Quando a terceira idade se aproxima aumenta a chance de se ter problemas respiratórios, porque a musculatura associada à respiração torna-se mais flácida”. O resultado é a presença dos chamados micro acordares – a pessoa desperta várias vezes, por alguns segundos, geralmente sem notar. Com isso, o sistema imunológico perde força para combater os inimigos da saúde.

Para as pessoas com problemas na área -enquanto não marcam consulta com um especialista, Dr. Dirceu apresenta algumas dicas importantes, fáceis de serem incorporadas na rotina do dia-a-dia.

 

 

Lavar as narinas

 

Isso mesmo. A providência reduz o ronco e melhora a respiração. Existe um equipamento simples, chamado Lota, que ajuda a limpar as cavidades nasais. Outro aliado na limpeza geral é o soro hipertônico, para as narinas e para gargarejo.  O esforço é recompensado: além de se respirar melhor, os cuidados evitam o vírus H1N1, já disseminado no Brasil.

Cuidados semelhantes foram, inclusive, recomendados no País pelo renomado médico polonês Dr. Albert Sabin, que desenvolveu vacina contra a poliomielite, responsável pela paralisia infantil e por muitas mortes. Sempre que ele se encontrava no Brasil alertava que o combate às viroses começa pela higiene da boca e da garganta (além de lavar as mãos, claro).

 

 

Elevar a cabeceira da cama 

 

Mãos à obra. Elevar um pouco a cabeceira da cama de solteiro ou casal. Isso melhora a qualidade do sono e o refluxo gastroesofágico, este associado ao ronco e à apneia obstrutiva do sono. 

A recomendação é que a cabeceira suba de quatro a 14 centímetros. Mas o(s) usuário(s) é que precisam verificar qual a medida mais agradável para o sono tranquilo. Isso pode ser testado aos poucos, empregando toquinhos de cinco por cinco por dois centímetros de altura. Um em cima do outro, como uma pequena torre, até se chegar ao ponto certo. 

 

 

Combater o ácaro sem trégua

 

Como todos sabem, os ácaros – minúsculos bichinhos que causam irritações e problemas respiratórios – devem ser combatidos sem trégua. Em especial porque gostam de dormir com as pessoas.

Mas há uma solução simples: colocar capa protetora antiácaro no colchão e no travesseiro. Limpeza semanal! Assim, eles perdem a guerra.

 

 

Virar de lado ao dormir 

 

Esteja certo: dormir de lado é melhor para o sono do que dormir de barriga para cima. O fato é que assim as pessoas geralmente conseguem respirar com mais facilidade. Se possível tente dormir virado(a) para o lado esquerdo, preferível em relação ao lado direito.  

 

Manter a tranquilidade e a paz de espírito

 

Todos sabem que, em tempos de coronavírus, a ansiedade muitas vezes aparece. Só que ela é prejudicial ao sono e à sua saúde. A melhor solução então é encarar o desafio com tranquilidade, se possível com o apoio de amigos e familiares. Desenvolver a paz interior, o relaxamento, o bom humor e a esperança de dias melhores ajuda a manter o espírito elevado, a autoestima e a serenidade para cuidar de si e dos outros.