Governo de Minas promove palestra no Dia Mundial do Sono

Com o slogan “O sono melhor, a vida melhor, um planeta melhor”, o  Brasil e o mundo irão comemorar, no dia 13 de março, a 13 ª  edição do Dia Mundial do Sono.

A data foi criada nos Estados Unidos e depois replicada em diferentes países, como forma de chamar a atenção das pessoas para a importância do sono em termos de saúde e qualidade de vida.

Como parte das comemorações, o governo de Minas promove palestra sobre o tema, na Cidade Administrativa, no próprio dia 13 de março, com a participação do médico Dirceu de Campos Valladares Neto, diretor da Fundação Nacional do Sono (FUNDASONO) e dirigente da Clínica do Sono, ambas com sede em Nova Lima, na Grande BH. A palestra será aberta aos servidores e a todo o público interessado.

 

Importância do sono

 

No Brasil, o Dia Mundial do Sono é comemorado desde 2008, com o apoio da FUNDASONO.

 

O sono adequado evita acidentes no trânsito e no trabalho e favorece o aprendizado de crianças e jovens, o crescimento sadio e a melhora do humor e dos relacionamentos.

 

Segundo o médico Dirceu Valladares existem aproximadamente 100 distúrbios do sono catalogados, entre eles a sonolência e a insônia.

“Os distúrbios, em especial os mais frequentes, precisam da atenção de todos; afinal, passamos quase um terço de nossas vidas dormindo”, diz o médico. E acrescenta que os dois terços restantes podem ser melhor vividos dependendo da qualidade do sono.

“Sem dúvida, o sono é uma necessidade humana básica, como a comida e a água, e é fundamental para manter a boa saúde das pessoas”, pondera Dirceu Valadares.

A palestra, de acordo com ele, será importante para mostrar que o sono é um dos três pilares para o estilo de vida saudável, ao lado da boa nutrição e do exercício regular. O sono reparador pode contribuir para reduzir o risco de muitos problemas médicos, incluindo doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade.

 

Palestra: “Melhor sono, melhor vida, melhor planeta”

Local: Cidade Administrativa, Governo de Minas

Data: 13 de março de 2020 (sexta-feira)

Palestrante: Dr. Dirceu de Campos Valladares Neto, diretor da FUNDASONO, especialista em Medicina do Sono pela Universidade de San Diego, Califórnia (EUA).