O sono é essencial para a saúde: este é o tema do Dia Mundial do Sono, comemorado em todo o mundo, neste 17 de março de 2023.  Assim como comer bem e se exercitar, dormir é um comportamento fundamental para o bem-estar físico, mental e social. No entanto, o sono ainda não é comumente considerado um comportamento essencial para uma boa saúde. O Dia Mundial do Sono é uma oportunidade ímpar para promover os conhecimentos sobre o sono, sua importância e o impacto na vida das pessoas. Quando os milhares de defensores, sejam profissionais da saúde, especialistas do sono, cientistas e pacientes que tiveram suas vidas de volta devido aos tratamentos recebidos, quando todos estes defensores se unem nesta data, o alcance deste movimento global se torna muito, muito poderoso!

Quando juntos promovemos a saúde do sono e o #DiaMundialdoSono juntos, nosso esforço combinado é maior que a soma das partes. Divulgue, fale sobre a saúde do sono no Dia Mundial do Sono e ajude tornar essa conversa sobre o sono, seus benefícios, as mudanças de comportamento que acarreta, o impacto na segurança, nas relações interpessoais, na qualidade de vida, de entendimento sobre sua importância em seus tantos aspectos, e que torna as nossas vidas mais alegres, harmoniosas, mais seguras!

Participe!

 

DIA MUNDIAL DO SONO

A data foi criada nos Estados Unidos e depois replicada em diferentes países, como forma de chamar a atenção para a importância do sono  em termos de saúde e qualidade de vida. 

 

No Brasil, a data é celebrada desde 2008, inicialmente pela Fundação Nacional do Sono (FUNDASONO), entidade com sede em Minas Gerais. Depois a data se consolidou em todo o País, como um marco para a população compreender a influência do sono em diferentes aspectos da vida. 

 

O slogan deste ano, “O sono é essencial para a saúde”, torna claro que o sono é um pilar indispensável. Afinal, não nos é possível sem ele.  Foi na regularidade da luz e da escuridão sobre o nosso planeta que a vida surgiu. Conhecer sobre as influências do sono e aplicar este conhecimento no nosso dia-a-dia possibilita obter  um estado físico e mental mais saudável, explica o médico Dirceu Valladares, diretor da FUNDASONO. “Sono comprometido, saúde fragilizada,  qualidade de vida prejudicada” , afirma. O sono adequado evita acidentes no trânsito e no trabalho e favorece o aprendizado, o crescimento sadio e a melhora do humor e dos relacionamentos. 

  

De acordo com a Sociedade Mundial do Sono, uma parte significativa da humanidade tem dificuldades para dormir. De fato, existem aproximadamente 100 distúrbios catalogados pela Medicina do Sono, entre eles a sonolência e a insônia. 

"O sono de qualidade melhora a performance do ser humano em termos globais, seja no plano físico, mental ou emocional", afirma o médico especialista em Medicina do Sono, Dirceu Valladares. Assim, quem nao dorme bem quantitativa ou qualitativamente terá seu desempenho afetado, tornando-se mais vulnerável em termos de acidentes ou dificuldade de aprendizado, por exemplo. 

Outro ponto importante diz respeito aos relacionalmentos interpessoais. Quem nao dorme bem está mais sujeito a sofrer estresse e alteracoes de conduta, como irritabilidade e impulsividade. 

 O médico Dirceu Valladares recomenda que as pessoas com problemas mais graves ou sintomáticos procurem ajuda especializada. 

 

  

Dez dicas da  Sociedade Mundial do Sono para se ter uma vida melhor: 

 

1 - Estabeleça um horário regular para dormir e acordar

 

2- Permita a você mesmo tirar uma soneca se estiver cansado. 

 

3 – Adapte-se a um estilo de vida mais saudável em relação ao consumo de produtos. 

 

4 – Não exagere no consumo de cafeína. 

 

5 – Esteja aberto a mudanças. 

 

6 – Se conheça melhor. 

 

7 – Aproveite uma confortável e convidativa cama de dormir

 

8 – Encontre o nível de temperatura mais confortável para dormir e mantenha o quarto bem ventilado 

 

9 – Impeça todas as distrações e ruídos, bem como elimine o máximo de luz possível. 

 

10 – Reserve sua cama para dormir e fazer sexo, evitando seu uso para trabalho ou recreação em geral