1 - Realizei um exame de polissonografia em um laboratório de sono e acho que dormi quase nada devido aos fios ligados em meu corpo. O que devo fazer? Qual o procedimento? A. C. Lima, sexo feminino, economista, 51a, SP-SP.

Muitas pessoas não relaxam o suficiente na primeira noite de exame, o que compromete os resultados. O médico responsável e/ou o técnico(a) que a acompanhou poderá ser contactado e possivelmente ele(a) a orientará a repetir o exame. Trata-se de "Efeito de primeira noite" evento que ocorre em um a cada 5 a 3 exames. O exame fica comprometido e muitas vezes não reflete o quadro clínico do(a) paciente. 

Referências médicas: 
First-night effect in the chronic fatigue syndrome. 
Psychiatry Research, Volume 120, Issue 2, Pages 191-199
O. Le Bon

Spectral analysis of the first-night effect on the sleep-onset period 
Authors: TAMAKI, Masako1; NITTONO, Hiroshi2; HAYASHI, Mitsuo2; HORI, Tad 

Sleep and Biological Rhythms, 
Volume 3, Number 3, October2005 , pp. 122-129(8) Blackwell Publishing

Links para este artigo:
http://www.ingentaconnect.com/bsc/sbr/2005/00000003/00000003/art00006
http://openurl.ingenta.com/content?genre=article&issn=1446-9235&volume=3&issue=3&spage=122&epage=129 
http://dx.doi.org/10.1111/j.1479-8425.2005.00173.x 

2 - Qual é o tempo necessário de sono? (E.C.V., 18anos, masculino, estudante, Ponta Grossa, Paraná)

Cada pessoa é única, assim como as necessidades de sono. As pesquisas sugerem que a maioria dos adultos saudáveis necessita de sete a nove horas de sono por noite. Crianças e adolescentes necessitam até mesmo de mais horas de sono que os adultos. Abaixo, é apresentada a variação recomendada do número de horas necessárias de sono, por noite por idade (incluindo cochilos*) 

Recém-nascidos
0 a 2 meses …................10-1/2 a 18 horas* 
2 a 12 meses ...........................14 a 15 horas *

Crianças
12 a18 meses ........................13 a 15 horas* 
18 meses a 3 anos ...............12 a14 horas * 
3 a 5 anos ..................................11 a 13 horas * 
5 a 12 anos): ....................................9 a 11 horas

 Adolescentes
8-1/2  a  9-1/2 horas

 Adultos
7 a 9 horas 

 À medida em que as crianças crescem, elas passam por muitas mudanças, inclusive alterações no sono. Crianças e adolescentes, assim como os adultos, prosperam com saúde quando há um horário regular de sono e vigília, mesmo nos fins de semana. O sono deveria seguir uma rotina de relaxamento antes de ir para a cama. O quarto deveria ser frio, escuro e tranquilo.  Obter um bom descanso noturno pode se tornar mais difícil à medidada que nos tornamos mais velhos devido ao aumento das responsabilidades e das atividades, o impacto da TV, computadores, cafeína e outras bebidas excitantes e transtornos de sono não tratados. Entretanto, o sono continua sendo vital no desempenho, na saúde e na qualidade geral de vida e deveria continuar sendo uma prioridade.

Assim, como os adolescentes sabem quanto sono eles necessitam? Se um adolescente apresenta dificuldade de ficar alerta durante a aula, enquanto lê um livro ou em uma outra situação calma, quando a sonolência geralmente é “desmascarada” , ele provavelmente não está obtendo a quantidade suficiente de sono de qualidade. Outros sinais de privação crônica de sono são a irritabilidade, a dificuldade de concentração ou de tomar decisões, a perda de memória de curta duração ou o se tornar super agressivo. De fato, a privação de sono é freqüente e erroneamente diagnosticada como Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

A maioria dos transtornos têm tratamento. Se adolescentes estão com dificuldade de obter o sono que necessitam é importante que consultem um médico ou um outro profissional da saúde.