Narcolepsia – É um dos mais comuns distúrbios do sono e caracteriza-se por a sonolência e ataques de sono em diferentes situações, monótonas ou não. 

NREM Non Rapid Eye Movement ou Movimento Não Rápido dos Olhos – O sono divide-se em dois estágios fisiologicamente distintos, o REM ( Rapid Eye Movement ou Movimento Rápido dos Olhos) e o NREM. A fase NREM, ocupa 75% do nosso sono e caracteriza-se pela liberação do hormônio do crescimento em grandes quantidades e por promover a recuperação da energia física. Este estágio é composto por quatro fases:

  1.  A primeira, que dura aproximadamente cinco minutos, começa com sonolência e caracteriza-se pela vigília. A pessoa pode ser acordada facilmente e os sonhos têm relação com fatos recentes. 
  2. A segunda fase dura de cinco a quinze minutos e a pessoa já dorme, porém não profundamente. O despertar por estimulação táctil é mais difícil e os sonhos acontecem como uma história integrada. 
  3. A terceira fase é semelhante à quarta, quando para acordar a pessoa é preciso utilizar-se de estímulos mais fortes. Dura de quinze a vinte minutos. 
  4. O quarto período, com duração de quarenta minuto, é de sono profundo, sendo difícil acordar a pessoa. Ao terminar este ciclo, a pessoa volta à terceira fase e, após cinco minutos, passa novamente para o segundo período e entra no sono REM. Ao sair do sono REM volta para o NREM e tudo se repete.